sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Como Gabriel nos deixou

O fim da vida de Gabriel na terra se deu em um campo de trigo entre 1000m e 2000m de altura do monte Mulange. O berço macio da planta nativa da montanha o envolveu em sua passagem.

A causa de sua morte foi o frio. Ele provavelmente morreu à noite, quando a temperatura ficava bem mais baixa. Há sinais de que tinha machucado o seu pé, e não estava conseguindo andar direito.

Na sua câmera, havia fotos até o dia 19 de julho (segunda feira). Isso indica que ele ficou vagando pela montanha por pelo menos 4 dias. Ele pode ter sobrevivido mais tempo do que a evidência da câmera indica, pois a bateria havia acabado.

Gabriel estava a duas horas de caminhada da floresta, onde seria mais fácil suportar o clima. Mas não resistiu ao frio da noite, e devia estar tendo bastante dificuldade para caminhar.

Não consigo deixar de pensar que era um lindo lugar para se deixar esse mundo.


26 comentários:

  1. É muito triste lidar com a perda de alguém querido. Realmente parece que Deus escolhe os bons para irem mais cedo ficar perto dele.

    Por todas as coisas que eu li, imagino que Gabriel seja daqueles espíritos mais evoluídos e que cada existência dele seja permeada por bondade, ensinamentos e luz.

    Quando abri esse blog e vi essa foto e esse post, tive um grande sentimento de que Deus estava lá com ele, no monte, em todos os momentos.

    E agora, é o Gabriel que está e sempre estará dentro de todas as pessoas que o conhecem e o amam.

    Muita força e fé para a família, para os amigos e para a namorada.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Annita e Isaac Soibelman7 de agosto de 2009 às 13:28

    Fátima e Nina

    Fiquei muito abalada com o desfecho do caso do Gabriel. Apesar da força do pensamento, positivo, o tempo todo havia esperança para um final feliz, mas isso não aconteceu.
    Tenham muita força para conseguir passar por estes momentos difíceis; agarrem-se nas boas lembranças de tudo que Gabriel ja fez, da pessoa querida que foi para todos.
    Apesar de nao termos um relacionamento mais próximo, pois moro em Porto Alegre, somos família, eu era prima do Sérgio.
    Estamos muito tristes; Estamos juntos em pensamento

    Annita e Isaac Soibelman

    ResponderExcluir
  3. Gracias Gabriel por actuar y por haber dejado tu vida en ese actuar...
    Gracias Cristina por actuar y amar.

    Un abrazo emocionado, desde Porto Alegre.

    Freddy

    ResponderExcluir
  4. à família e outros amigos,
    (à família, queria escrever um e-mail, mas não encontrei nenhum correio para enviar a mensagem)

    eu tive o prazer de estudar com o Gabriel na PUC, não nas aulas de economia mas nas aulas de relações internacionais que fizemos juntos no IRI. Desde o início o Gabriel me pareceu uma das pessoas mais inteligentes que conheci e principalmente, posto que esta combinação dificilmente se encontra, uma das pessoas mais humanas... depois também estivemos na mesma época na Sciences-Po e conversamos muito sobre os temas que sempre nos preocupavam, entre outros a pobreza...

    O Gabriel foi uma das pessoas que sempre admirei muito e infelizmente não encontrei de novo com ele desde Paris para dizê-lo, ainda que tenhamos conversado algumas vezes por orkut nos últimos tempos e vinha acompanhando a viagem dele. Eu também sou um desses cariocas perdidos no mundo, por conta do meu trabalho "estou" na Guatemala e havíamos dito que deveríamos nos encontrar por aí em algum lugar do mundo. Me lembro também o orgulho que me deu quando, estava no IPEA a trabalho e por algum motivo vi um paper que ele tinha escrito ter recebido prêmios... mas especialmente, vinha acompanhando a viagem (e a forma de viajar do Gabriel) que me parece uma das mais espetaculares (pelo lado humano, pelo lado financeiro, cultural enfim, tantas coisas...).

    Desde que soube que ele tinha desaparecido venho acompanhando este blog e as notícias à espera de boas notícias e acabei sabendo por uma amiga que soube antes de mim...

    O Gabriel é um dos melhores exemplos da nossa geração, pela sua inteligência e humanidade, e tenho certeza que vai servir de exemplos a melhores pessoas, mais humanas...

    Tá difícil escrever, eu não esperava isso. Deixo à família um enorme abraço de carinho e sei que a dor não vai diminuir, mas que ao menos vocês saibam o quanto o Gabriel era admirado por muitos de nós.

    Leonardo Castilho

    ResponderExcluir
  5. A jornada dele foi muito interessante. sobreviveu muito tempo. Mostrou ser resistente.Corajoso.Ousado. Mas, faltou-lhe preparo. Se ele tivesse com todos os requisitos; agasalho, comida, água, kit primeiros-socorros e tudo mais, teria sobrevivido. Que bom que acharam a máquina fotográfica dele. Agora, a família pode lembrar e saber como ´foram os últimos dias e momentos do Gabriel. Esse fato chocou muita gente. Não merecia esse fim, não era a vontade de Deus. Mas... Lamento.

    ResponderExcluir
  6. Por doce que possa ser a ceifadora.
    Pelas dores que pode estancar.
    Pelo trabalho e tribulações que nos poupe.
    Pelo descanso àquele que estava sofrendo.
    Que parte para o mundo maior.
    Em Luz.
    Por mais poemas que eu faça para ela.
    Tentando sufocar,
    Apaziguar,
    Diminuir,
    A dor que causa.
    Os laços que nos prendem ao que partiu.

    São tão sólidos como aço.
    São vidas e vidas unidas que se separam nesse instante
    Neste último olhar,
    Neste último suspiro
    Que eu posso nem ouvir.
    A morte dói.
    Como se extirpassem um órgão nosso.
    A cru...

    Agradeço a Ti meu Pai celeste.
    Pela graça de crê
    Que nos encontraremos de novo.
    E que o tempo tudo amortece.
    Até essa dor.

    Que a PAZ,dos que amam Gabriel e que, hoje, sofrem com sua passagem, um dia faça MORADA em vossos corações.
    Com eterno carinho

    ResponderExcluir
  7. Os caminhos que Deus traça para cada um de nós é um mistério só Dele. É difícil para nós compreendermos o momento em que Ele finda uma história.É certo porém que em Deus, pela certeza Dele e pelo amor ninguém é finito.
    Nada é em vão.
    Que o Gabriel seja a luz de muitos e que sua família esteja certa do bonito caminho que ele traçou.
    Um abraço e meu respeito à família
    Gisele

    ResponderExcluir
  8. Desde o dia 17.07, começei a orar pelo Gabriel.Não o conheci, porém, como sou mãe, meus pensamentos não se desligaram nem por um minuto deste maravilhoso rapaz. Sei que Deus é o dono do tempo e que não cai um fio de cabelo sem a sua permissão, então, sei também que o Gabriel voltou aos braços de Deus, seu Pai.
    Começei a refletir sôbre esta questão de escaladas, trilhas etc.Acho que deveriam ser criadas leis ou regulamentos para maior segurança de seus adeptos, como por exemplo: o uso de GPS, sempre se andar em dupla, o uso de sinalizadores, e equipamentos de ponta para este tipo de prática. Eu sou leiga com relação a escaladas, só gostaria que num mundo moderno como o nosso, esta situação pela qual o nosso querido Gabriel passou, possa ser evitada nas vidas de outros Gabriéis e de outras Fátimas.
    Com certeza Gabriel continua e continuará nos ensinando com o seu exemplo de anjo enviado por Deus.Que Deus o tenha na Glória!!!
    Com amor,
    Suca.

    ResponderExcluir
  9. Aldevandra Andrade Manaus-AM8 de agosto de 2009 às 01:55

    Tenho certeza que a homenagem ao Gabriel, amanhã na praia será muito bonita.

    Infelizmente, o desfecho foi o oposto do que todos nós que não o conheciamos,mas estavamos acompanhando e envolvidos emocionalmente com a história dele, desde o seu desaparecimento desejavamos.

    Fáima,Nina e Cris força e muita luz para o Gabriel.

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente aconteceu essa tragédia, vi no fantástico a reportagem sobre o Gabriel, senti um aperto no coração, mas tinha esperança que tudo estivesse bem. Mas Deus sabe o que faz, espero que a família tenha muito conforto, e saibam que ele está ao lado de Deus!

    Força para toda família...
    muita paz...
    um abraço carinhoso =]

    Poliana Graciele
    (João Pinheiro-MG).

    ResponderExcluir
  11. Fátima, Nina, Joaquim, Ronaldo, Jaques, Maria Emilinha, Lúcio e Marcos.

    Vocês podem ter certeza que em nenhum momento ele sentiu medo ou desânimo. Gabriel esteve envolto em Luz o tempo todo. O tempo todo ele soube que o tio estava lá, que havia uma enorme concentração de pensamentos de força dirigidos a ele e que havia muita gente naquela montanha procurando por ele.
    O lado humano do Gabriel e sua inteligência superior faziam com que ele já tivesse sua Luz própria.
    Gabriel estava anos-luz à frente dessa humanidade de hoje. Assim, a Luz maior o chamou e ele se foi com muita suavidade.
    Lamentavelmente tudo ocorreu de forma tão inesperada que nos chocou até o fundo da alma. Mas a própria Luz dele vai indicar como superar sua falta.
    Um beijo a todos, com todo o meu carinho.
    Roninha.

    ResponderExcluir
  12. Foi uma situação dramática, sem dúvidas.
    Lamentável essa última escolha do Gabriel, que se revelou errada e cujo preço foi o fim de sua existência. Mas, mesmo pessoas evoluídas, erram, não é?
    De todo modo, podemos ver o lado positivo de tudo isso, com os pés na realidade tendo o fato como exemplo.
    À família estendo minha solidariedade neste momento de dor, sem romantismos, mas porque todos o amavam muito e agora, estão sofrendo.

    Rodney Soares
    Fortaleza-CE

    ResponderExcluir
  13. Pouco contacto tive com o Gabriel. Mas eu o conhecia bem através do Joaquim, da Cláudia e da Anita. E senti um enorme vazio quando a esperança deu lugar à realidade que todos preferíamos não ter que enfrentar.
    Gabriel é uma Pessoa Especial. Todos que o conhecem sabem disso. E Pessoas Especiais deixam sua marca no Mundo. Tanto para os que estão perto, quanto para os que estão longe.
    Creio que o Gabriel partiu para uma longa viagem, e o vejo passeando nos campos do Senhor, um espírito livre e generoso, liberto das amarras do nosso pequeno planeta.
    Sei que ele está bem e sei que está feliz.
    À Fátima e a todos da família, a minha total solidariedade, o meu carinho e minha ternura.
    Que Deus os abençoe e lhes dê força e coragem para suportar a saudade e o imenso vazio deixado por Gabriel.
    Um beijo muito carinhoso.
    Anabel

    ResponderExcluir
  14. O Gabriel não morreu. O que morreu foi a matéria, o espírito dele continua vivo e emanando luz. Tenham certeza que a missão dele na Terra já havia sido cumprida, agora ele está em um plano superior. Não se preocupem, ele está bem.

    ResponderExcluir
  15. A gente vê pelas fotos que ele é uma pessoa do bem, envolvido pela causa do ser humano ser livre, mas foi inconsequente ao planejar sua subida a montanha. Que isso sirva de alerta que não somos invencíveis.

    'Não merecia esse fim, não era a vontade de Deus'. Amigos, a vontade de Deus é a nossa vontade, vem do nosso livre arbítro, das nossas próprias escolhas que nos fazem evoluir.

    O meu desejo de confoto para a família, a dor da perda é grande, mas como disse a Cynthia foi apenas o corpo físico que morreu, devemos nos desapegar da matéria e saber que somos espíritos em evolução.

    ResponderExcluir
  16. Nunca o conheci, so soube dele pelo desaparecimento... mas desde o inicio me senti muito identificado com ele.. tinha minha idade, nasci dia 20 de janeiro e ele dia 7 de 1981, sou economista, formado pelo IBMEC RJ e fiz um mestrado em desenvolvimento economico com foco em America Latina, pro qual recebi uma bolsa do governo da Florida em 2004. Meu interesse era em Design de Mecanismos e Economia Nova Institucionalista, estudos de como alterar as instituicoes e leia pra promover a igualdade, a distribuicao de renda, diminuir a pobreza, corrupcao e informalidade...

    Acho que muitas pessoas nao entendiam o Gabriel, como algumas com quem comentei estar triste por sua morte hoje... Mas eu o entendo... e me senti extremamente triste por sua perda.. estranho acho que nao foi a pessoa Gabriel, mas a sua essencia, o que o movia nesse mundo onde muitas pessoas simplesmente passam, trabalham suas rotinas mediocres e nao pensam profundamente sobre o que vieram aqui fazer... Acho que eh isso, acho que o que eu senti triste foi em saber que uma pessoa com essencia havia morrido..,

    Como dizia Albert Camus: "Nao ha sentido na vida, apenas o sentido inventado pelo homem..." E Gabriel inventou o seu, mas nao so isso, inventou um com extrema importancia... porque eu como ele tambem tive a curiosidade despertada pela pobreza... a pergunta de porque ela ainda precisa existir... Acho que nascer no Brasil e viver sua realidade desperta essa pergunta aos que sentem e pensam...

    De qualquer forma, so queria deixar uma mensagem pra familia e amigos... de que ele foi cedo sim, mas enquanto esteve aqui viveu intensamente e teve SENTIDO! muito mais do que 90% da populacao.. que respiram, comem e dormem, mas nao existem na verdade, pois nao tem paixao por algo.. como ele tinha

    Deixo um trecho de uma entrevista a uma cantora de quem gosto muito; Tori Amos, sobre a musica Sorta Fairy Tale, quando ela explica o significado da letra e fala sobre o impacto que as pessoas tem na vida da gente:

    - Scarlet's Walk bio

    "I think that there is a place where she [Scarlet] realizes that people come in and out of your life. Sometimes for a day, sometimes for longer. And all of them make you what you are. You can't separate these people out of you. They form who you are. Even the ones that you kind of say well...you know, I don't know if I wanna be formed by them anymore. (laughs) But you are in some way. You are. That's why, maybe, you don't have to look at them so harshly because they have effected you. At the end, though, you know...it's us as individuals with our...mm...with our love for the land. For something untangible, that when soulmates come and go, you're never alone even when you're standing just you in your shoes, because you carry them with you."
    -- Scarlet Stories CD TORI AMOS, sobre a musica Sorta Fairytale

    Quem sabe essa geracao de Economistas brasileiros como eu e o Gabriel possamos causar algum impacto e mudar alguma coisa...
    Quem sabe eu e outros nao possamos levar adiante o trabalho do Gabriel?

    Um abraco a familia e aos amigos ...

    Joao Frederico Abo-gaux Cavalheiro

    ResponderExcluir
  17. Um Ser de Amor e Luz que partiu para brilhar em outra dimensão...
    Que Deus o acolha de braços abertos.
    Força e Luz para sua mãe e todos seus familiares e amigos.

    ResponderExcluir
  18. Pensei um pouco e acho que ele foi roubado pelo guia que disse que ele o dispensou... acho que o guia mentiu... Ele era um rapaz inteligente, ele nao iria la sem um agasalho... O guia o roubou e foi embora, o abandonou e quando percebeu que o Brasil iria ate o fim para encontra-lo, resolveu devolver sua mochila... Nao sei mas esse assunto me atormentou hoje... por alguma razao, Gabriel Buchmann me atormentou hoje... ele nao era burro, ele nao iria a esse lugar sem um casaco, por favor!

    O Brasil e a familia foram ate o fim para saber o que houve... agora precisamos saber como fazer pagar os que fizeram mal a ele... eu tenho dificuldade em acreditar que ele fez essa burrice!

    A Cytnthia disse acima que ele cumpriu a sua missao... eu acho que nao... ele ia comecar agora no Ph D ..

    I'm really upset about that... have to figure out why...

    ResponderExcluir
  19. Sou de BH MG e nunca havia escutado falar do Gabriel. Quando fiquei sabendo do desaparecimento começei a acompanhar e confesso que fiquei triste com o desfecho.
    Fico triste não só pela família que sofre pela ausência mas também com brasileiro, país de políticos que envergonham nossa pátria mas também de pessoas iguais ao Gabriel que tem um sonho, que pelo pouco que sei e tenho lido é digno, valente, corre atrás dos seus objetivos e pensa no próximo.
    Para família peço a Deus força e acredito que ele está em um lugar igual àquele campo da foto ao lado de Deus.
    Quantos à nós, perdemos mais uma cabeça que com certeza faria a diferença.
    Paz no coração de todos.

    Rodrigo BH MG

    ResponderExcluir
  20. Eu havia comentado no post acima que o Gabriel foi inconsequente. Depois de ver uma reportagem mais completo na televisão, mostrou que ele estava sim preparado, inclusive com roupas de frio, etc. Então, retiro esse termo. Ele também era experiente nesse tipo de subida, e não foi nenhuma aventura, tinha preparo e sabia o que estava fazendo. Mas, para mim o que chamamos de acaso ou destino é uma linha sem muita explicação, porque esse é um dos segredos da vida.
    Paz para todos!

    ResponderExcluir
  21. Se fosse para desencarnar...
    desencarnaria num lugar igual a esse.
    O céu está em festa!
    Acabou de receber uma pessoa tão pura e boa de volta.
    Aqui na Terra, fica a saudade. Muitas.
    Mas é a saudade da matéria, do corpo, porque ele em espírito, a sua alma está sendo muito bem tratada, pode acreditar!
    Muita luz neste momento tão difícil.
    Deus fique com vocês e com ele.
    Bjs Cleo

    ResponderExcluir
  22. Tenho certeza de que o Gabirú está sentadinho do lado de Deus dando força para o coração de todos que o admiravam e amavam.
    A familia, a namorada e aos amigos muita força e paz
    Fernanda Manaus - AM

    ResponderExcluir
  23. Prezada Mª de Fátima e família,
    Venho trazer um pouco de solidariedade nesse momento tão difícil. Por mais que nos preparemos, a perda de um filho é realmente irreparável. Mas pensem que o Gabriel veio como um pequeno missionário , daqueles que fazem diferença no lugar que encarnou e por onde andou. Suas atitudes deixam um exemplo de fraternidade e dignidade muito raros por aqui onde a rapaziada da mesma idade só pensa em estar sentada na mesa do bar , futebol, etc.
    Ele veio, fez, mudou e alterou alguma coisa. Foi atrás dos seus princípios e crenças. De uma enorme coragem e generosidade. Acho que seria muito bom se os amigos e afins pudessem fazer uma ONG GABRIEL BUCHMANN levando os mesmos valores e propostas (muito sérias, pertinentes e objetivas, por sinal)que ele tinha e pelas quais lutou. Acho que ele está sendo muito bem recebido no plano espiritual e ficaria muito feliz de saber que sua luta, ainda que breve, não foi em vão. Meus sinceros sentimentos á toda a família.
    Balu Carvalho (mãe da Cleo)

    ResponderExcluir
  24. Fátima e família

    Um campo de trigo é um lugar lindo! Ele viveu, riu, chorou, fez o q. queria em vida.
    É muito difícl falar ... ele está em paz, c/ Deus, Nosso Pai.

    Abraços sinceros
    Angela.

    ResponderExcluir
  25. Deus tem o tempo certo para cada um de nós.
    Não sabemos qual esse tempo, mas com certeza estamos preparados para ele.
    Você amigo nos honrou com sua presença na terra, deixou suas marcas nos campos de trigo e agora está nos braços de Deus, colhendo os frutos de seus feitos.
    Que fique em paz. valeu!!!

    ResponderExcluir