sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Meus sinceros agradecimentos, por Cristina Reis

"Agradecer significa demonstrar gratidão, palavra advinda do passivo da palavra latina gratus, num sentido de ter sido agradado ou sentir-se deliciado. Quero dizer que nunca na minha vida compreendi e vivenciei tão fortemente esse sentimento. Parece um absurdo, pois passo a dor mais profunda, jamais sentida dantes – a de ter perdido um grande amor. Mas na verdade não o perdi, não o perdemos. Quem conviveu com Gabriel, trocou momentos com ele e quem soube da história após o desfecho trágico da realização de seu sonho, ganhou muito. Ganhamos a oportunidade de conhecer seu espírito jovem e caridoso, sua vontade de melhorar o mundo, sua gana pelo conhecimento, seu amor ao próximo. Ganhamos a sensação de ser a pessoa mais interessante no presente pleno, o do aqui e agora, pois Gabriel paralisava o tempo e o ambiente externo quando conversava com alguém, prestando atenção total. Aliás, ele era o melhor exemplo do “sê inteiro”, de Pessoa. Além de íntegro de caráter.

Gabriel estava sempre se deslumbrando, como uma criança a ver as coisas pela primeira vez. Esta faculdade era uma das que mais me admiravam. E, enquanto se encantava com as cores, a natureza e os seres humanos, seguia encantando a todos, mostrando que bonito é o mundo em que estamos. Era também um ser fluído, camaleão. Não lhe bastava observar, precisava participar. Queria saber como é o trabalho de cada um, presenciando ao máximo a divisão do trabalho, como estudamos em economia – capinar a terra, cerzir um tapete, dirigir caminhões, escrever artigos sobre educação. Precisava sentir na pele a temperatura da água, mirar a partir do topo a visão das montanhas e das árvores, provar o colorido das roupas dos diferentes povos, dançar todos os ritmos. Saiu pelo mundo em busca de sabedoria, a mais importante delas, a que traz as respostas para os questionamentos e impulsos internos. Respostas que se desvelavam enquanto lidava com as diferentes realidades dos povos, viu a pobreza sob vários ângulos e também a riqueza da alma humana.

Meu querido era lindo. De alma pura, olhar verdadeiro. E será para sempre nos nossos corações. Como disse no velório, aprendi com ele a plenitude do amor e a gostar de mim mesma. Sinto-me grata à vida e a Deus por tê-lo amado plenamente, aceitando também seus defeitos. Amei sua essência, compreendi a verdade do meu próprio lado, a ilusão que fiz sobre quem ele era – como fazemos com tudo e todos que vemos. E quando a minha ilusão se desfez, continuei firme ao seu lado. E, por incrível que pareça, amando-o mais ainda.

Sinto-me grata pela onda de amor e solidariedade que se ergueu na busca de Gabriel, sinto-me grata igualmente por todas as pessoas envolvidas nessa história. Fico contente por cada palavra de amor, cada olhar afetuoso, cada gesto nobre. Neste período duro de buscas, as pessoas mostraram seu lado mais belo, mais amoroso. Sou grata à comoção de cada brasileiro e de cada estrangeiro. Agradeço as doações, a todos que trabalharam nas buscas, a imprensa – por ter lhe dado a oportunidade de divulgar seus ideais e aumentar a corrente de orações. E que corrente maravilhosa! Nunca esquecerei o empenho e dedicação dos malauienses, canadenses, argentinos, brasileiros e demais que escalaram o monte Mulanje para achar o Gab. Graças a Deus fomos bem sucedidos, ele retornou à sua terra e à sua família, recebendo as despedidas e homenagens merecidas. Agradeço o imenso carinho da família e dos amigos – meus e do Gabriel -, que vão no meu coração avante pela vida inteira. Em especial, obrigada meu irmão, André, por estar ao meu lado no Malauí, sem você eu não teria suportado a dor da má notícia.

Num dos últimos dias em que estive com Gabriel, gritamos como loucos para as cataratas Vitória, na Zâmbia, um estrondoso OBRIGADA a Deus por estar ali, juntos, diante de tanta beleza (em anexo, uma foto desse dia). Sentíamo-nos plenos de amor e felicidade. E assim quero seguir sentindo. A tal onda gigante de amor despertou uma força poderosa dentro de mim, que não imaginava possuir. Uma força para vencer essa dor e sentir-me feliz por estar viva, tocando em frente com fé, como na música que cantarolávamos juntos....

Beijos para todos,

Titi"

Tocando em Frente


Composição: Almir Sater e Renato Teixeira


Ando devagar porque já tive pressa
Levo esse sorriso porque já chorei demais
Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe
Só levo a certeza de que muito pouco eu sei
Eu nada sei

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Penso que cumprir a vida seja simplesmente
Compreender a marcha e ir tocando em frente
Como um velho boiadeiro levando a boiada
Eu vou tocando os dias pela longa estrada eu vou
Estrada eu sou

Conhecer as manhas e as manhãs,
O sabor das massas e das maçãs,
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Todo mundo ama um dia.
Todo mundo chora
Um dia a gente chega
e no outro vai embora

Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz

Conhecer as manhas e as manhãs
O sabor das massas e das maçãs
É preciso amor pra poder pulsar,
É preciso paz pra poder sorrir,
É preciso a chuva para florir

Ando devagar porque já tive pressa
E levo esse sorriso porque já chorei demais
Cada um de nós compõe a sua história,
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz
De ser feliz


9 comentários:

  1. Sinceramente, esse site mexe com todos nos brasileiros, ou estrangeiros, que estiveram aflitos pelas buscas ... sou apenas mais uma que acompanhava e acompanha sempre com meus pensamentos mais que positivos para o Gabriel e a familia... oro para que vocês tenham fé em Deus sempre.. ele concerteza foi um homem de verdade, ao lado de pessoas de verdade !!!

    Força,

    Mayra .

    ResponderExcluir
  2. O Gabriel foi um homem de sorte por ter uma mulher como você ao seu lado.
    Espero que vc tenha paz e encontre uma forma de ter conforto nesse momento.
    muita luz.
    ana

    ResponderExcluir
  3. Querida família do Gabriel,

    Acompanhei com orações o caso do Gabriel, pois me identifiquei muito com os objetivos dele, também já servi em um país pobre chamado Timor-Leste, retornando ao Brasil onde faço mestardo em educação.
    O caso dele chamou-nos mais atenção porque a instituição onde trabalho, está desenvolvendo um projeto no Malawi, acabamos de inaugurar uma escola para as crianças na maioria órfãs e contaminadas com o vírus da AIDS que não tinham acesso a escola. Veja vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=zRVneMYmajI

    "A semente que não morrer não pode dar frutos", não era o que queríamos, mas certamente o exemplo que ele nos legou, poderá desafiar muitos outros jovens a viver não apenas voltados a si mesmo, mas em favor dos desfavorecidos deste mundo.

    Continuarei orando pela família.

    Suzi

    ResponderExcluir
  4. Cris,
    o bem atrai o bem. Parece que vocês viveram a intensidade do ser e do sentir. Ambos lindos, cheios de ideais, energia , cultura e SENSIBILIDADE.Força ,linda menina!!!!!Deus há de te guiar e o gabrielserá sempre o seu anjo protetor e estimilador. parabéns a vocês dois!

    ResponderExcluir
  5. Titi Querida
    Nunca vi você, embora tenhamos conhecidos comuns, mas torci muito para que Gabriel voltasse, não apenas porque era justo e bom. Mas porque é de muito amor e muita beleza o que aguardava por ele... Fiquei comovida com a notícia do ninho, seu último berço. Consolei-me, tolamente, com a idéia de que a hiportemia é um torpor enevoado. Mas lendo agora suas doces, belas e sábias palavras, me consolo mais ainda sabendo que aquele coração lindo se cercou de pessoas doces, ternas e lindas também.
    Você é linda! E o André é o máximo.
    Continuem contando conosco.
    Beth Guedes

    ResponderExcluir
  6. Assim como a maioria dos brasileiros não conheci Gabriel, não a tempo de trocar experiências sobre seus ideais que são tão parecidos com os meus, mas com certeza a linda história de vida dele nos faz acreditar em um mundo melhor, ter a certeza que num mundo tão consumista e egoísta ainda encontramos SERES HUMANOS de verdade.
    A vc Cris e a todos os familiares de Gabriel, lhes desejo muita paz, luz e fé, com certeza ele está em um lugar muito melhor e olhando por todos.
    Fiquem com Deus!
    Um abraço no coração!
    Juliana

    ResponderExcluir
  7. Eu gostaria que o ideal dele fosse lembrado. Que ele pudesse pra sempre nos fazer lembrar de utilidade; de ser consciente, de ser livre. E inteiro.

    que vocês (família) e todos qto puderem consigam encontrar meios para isso.

    ResponderExcluir
  8. Eu não conheci o Gabriel, nem conheci você, Cristina, mas acompanhei esse blog a cada dia, esperançosa por boas notícias e admirando cada vez mais o Gabriel, sua família e você que tirou forças Deus sabe de onde para ir buscar o seu amor. E o trouxe de volta, da forma que foi possível, da forma que Deus quis.
    É estranho, mas mesmo após recebermos a notícia da partida do Gabriel, continuo vindo aqui para saber de vocês e ler as homenagens maravilhosas dessa página.
    Esse blog, criado num momento de desespero acabou eternizando o Gabriel. Nessa página e no coração de todos vocês que o conheceram e amaram, Gabril vive e viverá para sempre.
    Suas palavras descreveram o ser humano maravilhoso que eu jamais conheci ou conhecerei com tanta clareza que me peguei concordando com você, como se os conhecesse intimamente.
    Tenha certeza de que todas as vezes que você fechar os olhos e uma brisa te tocar, o seu Gabriel estará com você, agora como um anjo de verdade, mais ainda do que ele foi em vida.
    Fique com Deus e que ele seja seu companheiro inseparável para todo o sempre.

    ResponderExcluir
  9. Lindo o texto da Cristina! Só a conheci pessoalmente no velório e na cremação, mas deu para ver que você é uma pessoa muito bonita... O Gabriel deve ter sido muito feliz ao seu lado...O único texto de que ainda sinto falta neste blog é o que o irmão do Sérgio leu no velório... Seria possível recuperá-lo? Beth Chaves

    ResponderExcluir