quarta-feira, 12 de agosto de 2009

MENSAGEM DE UMA MÃE

Acompanhei todos os momentos da busca por Gabriel, rezei incansavelmente pela sua vida e pela alegria de um reencontro com sua família. Li todas as palavras de todas as mensagens aqui escritas, mas não conseguia encontrar as palavras para escrever sobre o Gabriel ou sobre seu desaparecimento. Mas agora depois de ler o que escreveu o Sr. Valentim peço licença à família e aos muitos amigos de Gabriel para dar meu depoimento.
Conheci Gabriel Buchmann quando ele tinha 8 ou 9 anos de idade. Menino de classe média alegre e amoroso .
Acompanhei sua vida, suas muitas vitórias nos bancos escolares, suas bolsas de estudo nas melhores instituições de ensino no Brasil e no exterior ,suas viagens pelo interior pobre do nosso país, muitos lugares sem atrativos turísticos. Gabriel, que agora iniciaria um doutorado, falava fluentemente seis idiomas. Este conhecimento não chega sem esforço e dedicação. Esta não é a vida comum ou tradicional da maioria, muito menos de um "bon vivant".
IDEALISMO, SIMPLICIDADE E MENTE BRILHANTE, talvez quatro simples palavras para resumir um ser extraordinário, com real interesse em ajudar os mais desfavorecidos.
Graças à Deus, Sim! Existem os excepcionais, aqueles que podem (e devem) virar exemplo.
Exemplo de vida, mesmo que breve, mas que levem os descrentes, os incrédulos à repensar em esperança e otimismo, os preguiçosos que deve valer a pena agir e quem sabe talvez agir para para o bem do próximo e aos dispostos e idealistas que se unam e realizem ações, que coloquem em prática os ideais daqueles que ousaram ser diferentes.
Meu fraterno abraço,
Linda Campos

Muito obrigado! Estamos muito comovidos com o carinho de todos!

9 comentários:

  1. “Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver” Amyr Klink.

    E Gabriel foi um grande aluno...

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, ao contrário da maioria das pessoas não era covarde, e se entregava em todos os momentos como se fossem uma dádiva, um presente. Ele era o que ele queria ao contrário das pessoas querem e não são.
    Não se acovardou das dificuldades, não tinha medo da pobreza como muitos, ao contrário, ele buscava a pobreza, pois era um ser humano intenso.

    ResponderExcluir
  3. Tambem tive o prazer de conhecer - e admirar muito - o Gabriel desde bem novo e sinto muito essa tristeza junto com todos que o amavam. Gabriel nao era so brilhante nos estudos, na sua cultura, na sua profissao, em ir atras dos seus sonhos e de ver o mundo. Ele cativava a todos com seu jeito todo especial, com sua forma de ver e viver a vida, a amizade e qualquer relacao com as pessoas. So quem conheceu o Gabriel sabe como isso tudo e verdade.
    O mundo e as nossas vidas perdem muito com sua partida precoce!! Tento entender e aceitar a vontade de Deus e rezo pela mesma paz para todos que partilhamos essa dor. Estou distante fisicamente mas meu coracao esta ai com voces!!
    Beijo grande, Le.

    ResponderExcluir
  4. The World - Eduardo Galeano
    “A man from the town of Neguá, on the coast of Colômbia, could climb into the sky. On his return, he described his trip. He told he had contemplated human life on high. He said we were a sea of tiny flames.
    “The world”, he revealed, “is a heap of people, a sea of tiny flames”.
    Each person shines with his or her own light. No two flames are alike. There are big flames and little flames, flames of every color. Some people’s flames are so still they don’t ever flicker in the wind, while others have wild flames that fill the air with sparks. Some foolish flames neither burn nor shed light, but others blaze with life so fiercely that you can’t look at them without blinking and if you approach, you shine in fire.”

    A luz de Gabriel brilhou em vida, e com certeza não se apagará com sua partida!!!

    ResponderExcluir
  5. UM pedido: porque não um livro com fotos e relatos feitos por ele?
    Um grande abraço de solidariedade e que sirva de exemplo para outras gerações e pessoas.............
    Sonia

    ResponderExcluir
  6. Nenhum 'bon vivant' ou playboy, como escreveu o Valentin, faria mestrado e buscaria o doutorado. Sei como é difícil pesquisar durante dois anos e defender uma tese, não é para qualquer um... já vi muitos desistirem no processo de escrita. Sei também como é complicado os caminhos da pesquisa, principalmente no Brasil onde não há incentivo para pesquisadores e acadêmicos. Pesquisa é comparação, é vivência, é um caminho longo e muitas vezes árduo. Gabriel tinha 28 anos! e já tinha mestrado e se preparava para o doutorado... ele era um pesquisador nato, foi o que identifiquei logo que li as primeiras mensagens. Possivelmente seguiria carreira acadêmica ou continuaria nos caminhos da pesquisa. Nenhum playboy vai fazer turismo na África, num dos lugares mais pobres do Continente! Valha-me, quanta ignorância! Eles vão para Ibiza ou para Paris.
    Só quem tem a alma livre como a do Gabriel pode entender as suas escolhas.
    Se forem publicar um livro com suas histórias e andanças pelo mundo e precisarem de ajuda, coloco-me à disposição.

    ResponderExcluir
  7. Como eu gostaria de ter conhecido o Gabriel...
    Sem que nos conhecessemos, nossas vidas se cruzaram, pois estava em Milange (do outro lado da fronteira, em Moçambique) no fim-de-semana do seu desaparecimento e posso falar do frio, da chuva, do vento e das nuvens daqueles dias. Sinto-me muito triste com sua morte e espero que a família tenha muita força neste momento tão difícil. Um abraço carinhoso, Juliana

    ResponderExcluir
  8. Olá Senhora Fátima e Cris sei que ainda nao é o momento,por causa da dor e da saudade que ainda sentem do Gabriel,mas gostaria de fazer um pedido a vceis: Será que poderiam pensar num modo de continuar-mos o que Gabriel estava já fazendo.Já lí assima que uma pessoa sugeriu um livro,sim seria muito bom e bonito,mas o que o Gabriel gostaria mesmo de ver de onde ele está seria o seu desejo AJUDAR essas populacoes mais pobres.Como nao poderemos fazer muito porque sao muitos países em pobreza ficaríamos com aquela que o Gabriel foi por último e onde ele viu a Deus (os pobres do Mulange).Bem exatamente aquele lugar onde ele relata na sua última carta que havia ajudado um menino nos estudos e havia pago a escola até dezembro. Senhora Fátima o que lhe peco é que pense se poderia fazer alguma coisa para ajudar auelas pessoas e que realmente o dinheiro ou as doacoes chegassem ao seu destino,ajudando realmente como o Gabriel pretendia fazer.Nao foi por acaso que Gabriel ficou famoso.Ele era especial enviado por Deus para nos ajudar.Senhora Fátima agora é a nossa vez que aprendemos muito com ele.A senhora já comprovou a sua forca e viu a repercussao do seu pedido de ajuda,portanto eu confio que a senhora ajudada pelo Gabriel terá uma idéia de como poderíamos ajudar pelos menos essas pessoas pobres do Malawi.Acompanhei tudo daqui da Alemanha onde moro e rezei muito para o Gabriel mesmo sem conhece-lo,mas Deus tinha outros planos para ele e agora peco a Deus que Ajude a senhora e toda sua família e tbém a Cris a continuar ou a buscar uma nova forma de atender o Gabriel fazendo feliz a essas pessoas que tanto ele amou por caridade.Que Deus os ilumine e ajude hoje e sempre.Se puderem me responder eu ajudarei no que puder.Aguardando uma resposta,quando puderem é claro,deixo aqui meus votos de muita caridade e fé,porque sei que Gabriel tinha de sobra.Que Deus o tenha na sua Santa Glória.Amém.(eu sou Jô daqui da Alemanha)jo@freenet.de

    ResponderExcluir
  9. oi
    meus lamentos + siseros de toda minha vida só tenho 13 anos mais hoje dia 30/08 no esport espetacular vi e conheci a historia dele e me emocionei muinto por isso mando essa mensagem se quiser responder me envie uma mensagem no orkut : felipe@goes.com

    ResponderExcluir