quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Homenagens e Lindas imagens...

"O Clube Excursionista Carioca está de luto. Apesar do pouco tempo de convívio em nosso clube, durante curso de montanhismo, Gabriel deixou saudades e fez muitos amigos. Que a montanha seja um bom refúgio para ele."

Clube Excursionista Carioca

E uma homenagem de um companheiro de viagem,
(Lahore, no Paquistão. Criançada brincando na rua...)
Veja o álbum de viagem de um amigo que acompanhou Gabriel por 2 meses. Estaremos sempre com esse sorriso em nossas mentes.

"Conheci o Gabriel em St Petersburg, no inicio de outubro de 2008. Foram apenas algumas horas de conversa, e depois seguimos cada qual o seu caminho, eu para o sul, Oriente Medio e Africa, e ele para o leste, Mongolia, China e Sudeste Asiatico. Nos reencontramos, por sorte, na India. Viajamos juntos durante quase dois meses, por India, Nepal e Paquistao. Essas sao as poucas fotos que tenho do Gabriel, acredito que nem a familia dele a tenha visto ainda. Ficam aqui tambem como uma homenagem a meu amigo, que muito me ensinou sobre humildade, tolerancia e paciencia nesses poucos dias que passamos juntos." João Tajara

18 comentários:

  1. Agradecemos por compartilharem estas belas imagens.

    ResponderExcluir
  2. Ele é que sabia viver...

    ResponderExcluir
  3. Eu não te conhecia, mas não sei porque me senti próxima a voce nesses últimos dias.Desejei que estivesse bem como uma mãe desejaria o bem de um filho.
    Maria de Fátima, forças para aguentar essa dor imensa.

    ResponderExcluir
  4. Deus o chamou ...... mas com certeza estas feliz e orando por tda a familia, um sonhador partiu fazendo o que gostava .... familia e amigos muita força e paz pois Deus esta com tds .

    ResponderExcluir
  5. Ele viveu intensamente estes momentos retratados nas fotos. E em meio à perplexidade desta hora, a gente consegue sorrir vendo as imagens. Há pessoas que passam pela vida - muitas vezes, por mais tempo - e não têm a alma do Gabriel para vivê-la, para entendê-la e compartilhá-la.

    ResponderExcluir
  6. Um sorriso constante...

    ResponderExcluir
  7. Gabriel não morreu para aqueles que conviveram com ele, apenas saiu de nossa visão terrena. Atravessou um portal. No coração dos que o amam permanecerá para sempre enquanto suas memórias estiverem vivas.

    Conheci o Gabriel, como muitos brasileiros aqui, só agora o que lamento. Pois era uma figura belíssima, as fotos não deixam dúvida. O seu sorriso de felicidade era porque amava a vida e sabia como transmitir este amor aos que o cercavam. Por onde passava irradiava bons fluidos. Enfim, alguém especial.

    Isto não é muito comum hoje em dia. Vivemos cercados por pessoas maléficas, os que nos governam só fazem passar maus sentimentos, nos fazem pensar se o ser humano vale a pena. Por isso ele deixa este legado: de fraternidade, de amor à vida, à natureza e ao semelhante. Não sei bem se "era a hora dele ir" ou não, Isto é uma questão mais filosófica, não tenho muita certeza a respeito por isso não me estenderei.

    Mas com certeza sua partida serviu para reunir um grande grupo de seguidores em torno de sua forma de viver, numa união cibernética pelo seu retorno, trouxe reflexões, algo que ele até jamais imaginaria que fosse possível em sua caminhada. Durante esta jornada pré-doutorado sua intenção eu acho que era esta mesmo mas não com tal intensidade. Este desfecho que poderíamos até considerar trágico trouxe, por outro lado, este lado inspirador de buscarmos um ideal melhor para nossas vidas, o que estamos fazendo aqui, o que podemos fazer pelos demais, apesar de termos uma vida toda certinha, bem estabelecida, dinheiro pra passear, comprar o que quiser.

    Fica aí a memória de alguém que questionou tudo isso, decidiu reverter a roda da fortuna, caminhar contra o vento, enfrentar o frio a 3000 metros de altura quando poderia estar bem quentinho debaixo de um cobertor caro em um hotel de luxo gastando seus dólares.

    Por que a vida não é só facilidades. Você tem que abrir os seus olhos para tudo de mau que ainda tem por aí e fazer A SUA PARTE para melhorar. Gabriel fez isso.

    ResponderExcluir
  8. Acompanhei toda a história do Gabriel desde o início. Torci ansiosamente pra que o encontrassem bem. Chorei ontem ao ler que tinha partido. Estas fotos só confirmaram a imagem que eu havia feito dele através dos comentários da família e Chris. Uma pessoa muito especial, com um sorriso lindo e meigo. Simples e cativante. A imagem do Gabriel vai estar pra sempre na minha memória. Lamento que tenha partido tão cedo e imagino a dor imensa e a saudade dos que o amavam. Lhes desejo muita força, Luz e amor, pra suportar. E tenho certeza de que o céu está muito, mas muito mais iluminado com Gabriel agora.
    Thaís

    ResponderExcluir
  9. Uma história de vitalidade e fé, através das imagens e relatos do gabriel e de seus familiares. Com certeza ele viveu intensamente. Também torci muito para que ele estivesse vivo. Desejo a sua mãe e namorada, seus familiares e amigos muita força e fé para superar esta dor. Muita Luz a todos.
    Fraternamente,
    Ila

    ResponderExcluir
  10. Prezado João: sou tio do Gabriel. Quero lhe dizer que você captou a alma dele, coisa de bom fotógrafo. Emocionei-me em especial pelas do Nepal, onde fiz trekking também, e de ver a alegria de quem chega a um alto caminhando pelos próprios pés. Gabriel foi assim. Tudo conseguiu com esforço próprio e esse talento incrível de gostar de pessoas sem preconceito e de, com isso, cativá-las para sempre.

    Gabriel era também uma peça rara. Elejo a foto do macaco como a síntese do Gabriel-figura, que acreditava que sempre na boa conversa se conseguiam as coisas.

    Obrigado, João, por nos proporcionar essas lembranças dos últimos meses dele conosco aqui em baixo.

    Marcos Chaves de Melo

    ResponderExcluir
  11. para toda familia e amigos muita força porque ele esta com deus e vai estar sempre protegendo voces porque ele era um guerreiro e vai estar sempre no coração de voces muita força de paz no coração de todos.

    ResponderExcluir
  12. Izadália Brito ( Geográfa)8 de agosto de 2009 às 10:26

    Foi como um passeio por um belo vale( "O senhor é meu pastor... deitar-me fez em verdes campos... ele está comigo...), Deus tocou sua mão e o levou...

    ResponderExcluir
  13. A história do Gabriel é muito comovente e sensibilizou gente do mundo inteiro. Está claro que ele era uma pessoa especial. Sugiro que a família faça uma exposição com fotos dessa viagem maravilhosa que ele fez no último ano. Seria uma bela homenagem.

    ResponderExcluir
  14. Uma vida curta mas tão linda e intensa, Gabriel , gente como ele faz a vida valer a pena, que seu sonho possa inspirar outras pessoas a amar como ele amou, que Deus fortaleça e console os corações de todos.
    cristina.

    ResponderExcluir
  15. Desde o início, sensibilizada com a história do Gabriel e torci muito para que ele fosse encontrado bem e com vida. Apesar de não o conhecer pessoalmente, ele é o tipo raro de pessoa com um brilho diferente. Acredito que todos temos uma missão na vida, e a maioria das pessoas infelizmente não conseguem descobrir a sua ou segui-la...
    Gabriel demonstra através das fotos, do sorriso, que encontrou seu caminho, sua missão, sua felicidade plena.
    E será lembrado para sempre... e por falar em lembrar... desde que ele foi encontrado, me lembrei de uma música do Renato
    Russo, "Love in the afternoon", que acho que ilustra de alguma forma o sentimento da família, dos amigos e de todos que torceram e admiraram seu exemplo...
    Muita paz e força a todos!!!

    É tão estranho
    Os bons morrem jovens
    Assim parece ser
    Quando me lembro de você
    Que acabou indo embora
    Cedo demais.

    Quando eu lhe dizia:
    "- Me apaixono todo dia
    E é sempre a pessoa errada."
    Você sorriu e disse:
    "- Eu gosto de você também."

    Só que você foi embora cedo demais

    Eu continuo aqui,
    Com meu trabalho e meus amigos
    E me lembro de você em dias assim
    Um dia de chuva, um dia de sol
    E o que sinto não sei dizer.

    Vai com os anjos! vai em paz.
    Era assim todo dia de tarde
    A descoberta da amizade
    Até a próxima vez.

    É tão estranho
    Os bons morrem antes
    Me lembro de você
    E de tanta gente que se foi
    Cedo demais

    E cedo demais
    Eu aprendi a ter tudo o que sempre quis
    Só não aprendi a perder
    E eu, que tive um começo feliz
    Do resto não sei dizer.

    Lembro das tardes que passamos juntos
    Não é sempre mais eu sei
    Que você está bem agora
    Só que este ano
    O verão acabou
    Cedo demais.

    Daniele - Santarém, Pará

    ResponderExcluir
  16. "A vida é uma peça de teatro q. não permite ensaios... Por isso, cante, ria, dance, chore e viva intensamente cada momento de sua vida, antes q. a cortina se feche e a peça termine sem aplausos..." - Charles Chaplin

    Acho o Chaplin maravilhoso e as palavras acima ssão adequadas para esse moento tão triste. Isso porque o Gabriel viveu sua vida intensamente, como ele queria.
    Eu não o conhecia; conheço a Fátima, sua mãe, pois fomos colegas de trabalho no mesmo colégio (Antonio Maria) em 2008. Somos professoras de Inglês.

    Q. Deus dê forças à família Buchman.

    Eu não sei o q. dizer num momento desses.
    Desculpe.

    Angela.

    ResponderExcluir
  17. Sua partida foi repentina ,com um raio que passa,seu exemplo de vida que voce deixou foi maravilhoso,só o senhor jesus,vai ti dar gloria e ti consagrar com um anjo.descanse em paz.

    ResponderExcluir