quarta-feira, 29 de julho de 2009

Notícias da busca

Há pouco falamos com a Cris, que chegou ao Malaui junto com a equipe de busca canadense. Ela nos passou algumas atualizações.

A Cris está muito empolgada com a equipe do Canadá. Está impressionada com o nível de profissionalismo deles. Cada um domina uma ténica específica: um é rastreador, outro é especialista em terreno, outro é especialista na parte aérea, etc... Todos tem vasta experiência em resgate. Mais importante que tudo, todos estão bastante motivados, e procurando o Gabriel VIVO.

Os canadenses gostaram bastante do trabalho de busca feito pelos malauianos no entorno do Pico Sapitwa. A hipótese de trabalho deles é que o Gabriel subiu o Sapitwa, o clima virou, ficou frio e com neblina bastante densa. Eles acreditam que o Gabriel conseguiu descer o pico, pois a busca dos Malauianos foi muito minuciosa. Entretanto, ao descer, tomou um caminho diferente.

Eles estão vendo qual a área de máxima probabilidade que ele esteja. A priori, eles apontaram a região do Vale do Lichenya como promissora(ver Lichenya hut na foto abaixo, clique na imagem para ampliar).




Como já havíamos comentado aqui, suas chances de sobrevivência são bem maiores nas regiões fora do pico, sejam vales ou florestas, pois o clima é bem menos hostil.

A equipe conta com um especialista em estudo de terrenos do alto ("spotter"). Ele teria que trabalhar a partir de um helicóptero, e poderia cobrir uma grande quantidade de terreno. Segundo a Cris, a equipe gostaria que esse "spotter" fizesse alguns sobrevôos no local.

Os esforços da família, dos amigos aqui no Brasil e do Itamaraty estão concentrados, neste momento, em conseguir este helicóptero. É muito difícil de consegui-lo no Malaui - virtualmente o país mais pobre do mundo - ou mesmo em países vizinhos, como aprendemos pela dura experiência desses dias. Mas nós já conseguimos muitas coisas muito difíceis. E vamos conseguir mais essa, se Deus quiser. Vamos achar o Gabriel.

Obrigado pela força dada por todos!!

21 comentários:

  1. Vi uma vez um episódio daquele programa que passa na National Geographic, "Survivor Man", em que ele testava a competência da equipe de resgate, que era ou canadense ou norte-americana. E vou dizer, eles são realmente bons.

    ResponderExcluir
  2. na torcida pelo helicóptero e por tudo mais! muita energia positiva! Vai dar tudo certo! Pelo que vocês contaram do Gabriel e com um pouco de experiência em trilhas é lógico que ele buscou um lugar de clima menos hostil... e deve ter se livrado de todo o peso excedente!
    Em breve esse ser humano de muito valor vai contar mais essa experiência!
    Na torcida!
    Muita sorte pra todos....

    ResponderExcluir
  3. Sra. Mária de Fátima, estou rezando daqui.
    Queremos todos a volta do Gabriel, brasileiro que nos honra muito.
    Muita fé.
    Beijos
    Rafa Alves de Oliveira

    ResponderExcluir
  4. vou postar hoje mesmo no meu blog pelo gabriel, o viajante corajoso e com o coração do tamanho do MUNDO. vibrações positivas e muita, muita fé.

    ResponderExcluir
  5. Que encontrem o Gabriel e que tudo não tenha passado de um grande susto.

    Força a todos!

    ResponderExcluir
  6. Eu e minha família estamos aqui orando pelo Gabriel e por outros jovens desaparecidos. Que Deus abençoe vocês e abra os caminhos.

    Amém

    ResponderExcluir
  7. Tudo vai dar certo. CERTEZA!!!
    E o Gabrielzao vai ter muito para nos contar sobre essa experiencia.
    Forca Gabriel, forca tia Fatima, forca Nininha, forca Cris (que eu nao conheco), forca toda a familia Buchmamm e Chaves de Melo.
    Estou aqui nos EUA orando muito por todos voces.
    Em breve vamos ter uma otima noticia. Aquela mesmo que todas esperam.
    FE!!! MUITA FE!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Não posso imaginar quão difícil esteja sendo para os mais próximos de Gabriel ter que atravessar toda esta situação. Tenho, no entanto, acompanhado este blog, e sempre que entro sinto uma energia muito positiva nas pessoas que o atualizam. Vocês estão cheios de esperança, estamos todos, e isso é lindo. Parabéns, e tenham certeza que muitos são os que estão na corrente positiva pelo final feliz.
    Um abraço a todos, Antonio Leitão(Tota)

    ResponderExcluir
  9. GABRIEL! Querido Gabiru!
    Queremos você de volta!
    Venha logo quando ler essas mensagens numa lan house no Malawi!
    Grande companheiro e grande viagem! Estava feliz com certeza! E quero tomar um chopp com você e te dar um abraço apertado aqui no Rio!
    Do amigo e fã!
    Marcelo Adnet

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ler a história do Gabriel no Blog bons ares.
    Palo pouco que vi da história e do e-mail dele deu para perceber o quão experiente é em viagens e trilha afins.
    Assim com certeza já procurou um lugar com condições mais seguras e agora é apenas questão de tempo até localizá-lo. No fim ele voltará alegre e com muita história para contar!
    Se houver algo que posamos fazer, estamos à disposição.
    Estamos na torcida!
    Abraço!

    Luciano Gurski
    Professor -Curitiba/PR
    llgurski@seed.pr.gov.br

    ResponderExcluir
  11. Confiem em DEUS, Ele com certeza esta guiando o Gabriel! Seja qual for a ajuda, contem comigo também.
    Fiquem em paz. Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Ei gente,
    saiu hoje no site G1 da Globo.com, o link é esse:
    http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1247891-5606,00-AMIGOS+DE+BRASILEIRO+SUMIDO+NA+AFRICA+BUSCAM+DOACOES+NA+INTERNET.html

    Espero que a Cris traga mais notícias boas e o Gabriel de volta com ela!!
    Beijos, Licia

    ResponderExcluir
  13. Gabiru!!!
    Vc vai voltar com MUITA história pra nos contar! Tenho certeza!
    Vou ao Rio só pra ouvi-las pessoalmente!
    Estou rezando muito pro teu anjo-da-guarda te guiar... vc vai conseguir!
    Receba nossa Luz!!!
    Vc ainda vai ler esse blog e ver como é querido por todos...
    Tenho muita Fé que vc vai voltar!
    Com ainda mais força por ter passado por essa experiência... um herói!
    O mundo precisa de vc e do seu trabalho!
    Volte logo!
    Até breve!
    Bjão
    Rajany Freixo

    ResponderExcluir
  14. Tenho acompanhado toda a história e torcendo muito para que o encontrem em breve. Hoje vi este link no G1 e enviei a todos os meus contatos. Continuo rezando. Força aos familiares e amigos!!

    ResponderExcluir
  15. Gabriel, eu sei que vc vai sair dessa e ler esses comentários todos depois... Eu estudei com vc na UFF, lembra?
    Abraços a todos...

    ResponderExcluir
  16. Estamos todos rezando e enviando energias positivas para encontrar o Gabriel. Como disse sua mãe, sua missão ainda não terminou por aqui. Um abraço e muita força.

    ResponderExcluir
  17. Também estou orando e torcendo para que o Daniel saia dessa... me emocionei muito com as histórias que li sobre suas aventuras na África.
    Força cara!!!

    OBS: Estou divulgando nas comunidades mais badaladas do orkut o blog para que as pessoas possam ajudar também de alguma forma.

    ResponderExcluir
  18. EATAMOS TODOS COMOVIDOS COM OS COMENTÁRIOS.

    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS EM NOME DA FAMÍLIA E DOS AMIGOS.

    ESPERANÇA E FÉ!

    ResponderExcluir
  19. Estou rezando pelo Gabriel também. Não o conheço, mas ele é amigo de amigas minha. A Martha Medeiros fez um post sobre ele no blog.

    http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tp=&section=Blogs&blog=255&tipo=2&coldir=1&topo=3951.dwt

    Beijos, Marina

    ResponderExcluir
  20. Querida Fátima, tenho acompanhado as notícias por aqui e pensando em vocês com muito carinho. Força, sei que você tem. Beijos, Carol (Urca).

    ResponderExcluir
  21. Tenho acompanhado o blog e torço muito pela volta do Gabriel. Sou estudante de economia e sei bem a diferença que uma pessoa como ele pode fazer.

    Força a todos vocês e um forte abraço...

    Gui

    ResponderExcluir