sábado, 25 de julho de 2009

Update da noite

Hoje à noite houve uma mudança na liderança da equipe de busca. Saiu o Carl Brussow e entrou a Margareth. Eles nos descreveram o que foi feito ao longo da semana e o que será feito ao longo da próxima semana.
Na imagem abaixo, é possível ver a chiseppo hut (clique nela para ampliar). Esse foi o ponto onde foi encontrada a mochila do Gabriel, junto com o passaporte. 80% do esforço em terra ao longo da semana passada foi em fazer uma varreadura total de uma área com um raio em torno de 2km em torno da chiseppo hut. É uma região com buracos, cavernas e reentrâncias na rocha, e cada uma delas foi verificada.
As outras duas áreas que foram vasculhadas foram: a) O topo do monte, por uma equipe por terra e b) Os espaços abertos em torno do topo do monte, via helicóptero.
O que NÃO foi bem explorado foi a área mais baixa, mais distante do pico. Segundo nos foi passado, os guias locais têm razoável segurança de que o Gabriel não está no pico, nem vivo nem morto, pois a busca foi muito detalhada nessa região.
Os guias e os líderes da busca estão otimistas de que o Gabriel está vivo e perdido, provavelmente na mata, abaixo do monte. Isso devido à busca no topo ter sido bastante detalhada. Por isso, a estratégia para a próxima semana é aumentar os esforços nessas áreas mais baixas (de floresta). Mesmo assim, uma parte do grupo revisará a busca no topo.
Hoje, no sábado, a busca contou apenas com 20 pessoas, mas amanhã já irá retornar para 55 pessoas. Estamos analisando a possibilidade de mandar uma equipe de resgate de fora do país (há voluntários ao redor do mundo, mas existem custos operacionais a serem cobertos).
Na imagem abaixo, a linha vermelha é a trilha principal para o monte. Abaixo da caixa escrito Chiseppo Hut, na trilha vermelha, é onde fica a chiseppo hut. o Sapitwa é o topo do pico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário