sexta-feira, 31 de julho de 2009

Direto do Maláui: Mulanje, 31 de julho de 2009

Relatório 2 – Buscando Gabriel Buchmann

Por Cristina Reis

"O dia de ontem terminou com um fato inédito... as equipes procurando em plena noite!!! Primeiramente, os canadenses, juntamente com mais 10 guias locais, chegaram ao Chisepo Hut após terem se dividido em dois grupos e feito a primeira varredura pelo topo. Paralelamente, as 10 pessoas da equipe do Moisés, no Lichenya Valley, avançavam floresta adentro. Além disso, mais 25 pessoas acampavam após um dia de busca (15 no sudeste da região, em Madzeka, e os outros 10 ao norte do Lichenya).

Pela manhã fui novamente ao Nessa, junto com o Joaquim, para resolver detalhes técnicos de suporte à equipe do Moisés, que estendeu a busca até o fim do sábado (estava programado apenas para sexta-feira).

Já no escritório, tivemos uma importante reunião estratégica. Estavam presentes eu, Joaquim, Ciro (responsável pelo planejamento da equipe dos canadenses – e que ontem eu chamei de James!), o vice-consul da Embaixada Brasileira em Pretoria, o Sr. José Cruz, o David (que era o responsável pelas buscas nesta semana) e, felizmente, Carl Bruessow. Sim, o Carl está de volta. Carl é o diretor do MMCT e liderou as buscas na primeira semana. Certamente David e Maggie fizeram um bom trabalho em seguida, mas sinto que o Carl tem mais energia e injetou novo ânimo nas equipes locais.

Carl e Ciro rapidamente se integraram e as operações de busca serão lideradas por ambos a partir de agora. Hoje a equipe de Madzeka retornou para descansar. Mas à tarde formaram-se 2 novas equipes para procurar Gab nas regiões mais baixas da montanha: ao longo dos rios Lujeri (ao sul) e Thuchila (ao norte). Assim, amanhã teremos os 6 canadenses (o Ciro fica no comando pela base) com mais 10 locais na parte de cima da montanha – vasculhando muito bem a área pedregosa e repleta de grutas, enquanto Moisés avança na floresta do Lichenya com 10 pessoas, Steve lidera 14 no rio Thuchila, Fred lidera 9 no Lijera e mais 10 estão acima do Lichenya. Ou seja, um total de 60 pessoas em 5 diferentes lugares!

A outra boa notícia é que a previsão do tempo aponta dias ensolarados, média de 26 graus, até quinta-feira da semana que vem. Ou seja, boas condições para as buscas e para o helicóptero, que parece que está prestes a ser confirmado.

Ademais, meu irmaozão, André, chega amanhã pra dar uma força e me acompanhar numa caminhada pelo Mount Mulanje. André é meu grande companheiro, amigo e saco de pancadas...estamos sempre juntos! Te amo muito Deco.

Sei que aí no Brasil a corrente de ajuda, suporte e orações por Gabriel continua forte. E a turma do quartel general na casa da Fátima continua realizando grandes conquistas neste empenho de disponibilizar o máximo de ajuda possível para que o Gabiruba volte logo. Agradeço muito por isso, mando-lhes um grande abraço e muito amor.

Beijos,

Titi".

Cris estamos acreditando muito! Muita força e fé!

Obrigado!

13 comentários:

  1. è isso aí Cris,
    estou toda arrepiada e meus olhos se enchem d'água, ...força querida, que Deus ajude esses heróis trazendo logo o Gabriel são e salvo.
    CORAGEM!

    ResponderExcluir
  2. Cris,

    Não nos conhecemos, mas sou amigo do Gabirú da faculdade de Economia e estou desde a semana passada acompanhando minuto a minuto tudo o que está acontecendo, ajudando, torcendo, doando o que posso e etc. Ler as suas mensagens é uma injeção de ânimo extra na veia!!! Se antes eu tinha confiança total de que o achariam, agora eu tenho dupla/tripla certeza!!!

    Ao pessoal do "quartel general" (como a Cris mesmo disse) nem preciso dizer nada: se eu já os admirava antes, agora então nem se fala. Vocês são mais do que verdadeiros amigos, são uma grande família! Amo vocês (e nem preciso dizer isso né? Vocês com certeza já sabiam disso)!

    Um grande beijo!!!

    Bruno Blaschek

    ResponderExcluir
  3. eu acho que CIRO é o nome da equipe canadense (Canadian Internation Rescue Organization ou algo parecido)... o cara se chama James, mesmo!

    ResponderExcluir
  4. Valeu pela força, Bruninho...

    a gente tá chegando mais e mais perto... ele tá lá, tá só esperando a gente, e daqui a pouco tá em casa!

    tamo junto!

    James

    ResponderExcluir
  5. Olá Cris! Eu sou a Paula, irmã do Amaral.
    Continue confiando em Deus e não deixe a sua fé se abalar!!! PARA DEUS NADA É IMPOSSÍVEL!!! Ele mesmo diz: "Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita." (Jo 16,24)
    Eu, minha família e vários amigos estamos rezando e confiantes que o Gabiruba vai sair dessa!!! Ele é um cara safo e, com certeza, está sabendo se virar até ser encontrado!!!
    Como você mesma disse, ele está recebendo toda essa força que estamos enviando através das nossas orações e da nossa fé em Deus e na capacidade dele de superar os obstáculos!!!
    Que o Espírito Santo derrame sobre o Gabiruba as Suas bênçãos, dando a fortaleza necessária para vencer tudo isso!!!
    Gabiruba, estamos esperando por você!!! Força rapaz!!!
    Beijos, paz e bem!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Pessoal!
    Não conheço ninguém por aqui, mas gostaria de mandar a minha força e energia positiva para vocês e para o Gabriel. Sou um aventureiro e viajente assim como ele e sei a capacidade que a gente tem e como a gente se transforma diante as adversidades que surgem no nosso caminho quando estamos sozinhos! Tenho muito fé que o Gabriel tá aguentando firme e que vocês logo logo o encontrarão!
    Força e energia positiva para vocês! Ele deve ter muito orgulho dessa família, desse amor e desses amigos que ele tem!

    ResponderExcluir
  7. Cris!! Força aí, amiga! Estamos aqui, orando sempre e acompanhando todo o esforço de vocês, que trará o Gabriel de volta. E com essa equipe aí, não tem erro!! Vai dar tudo certo, Deus é Poderoso.
    Um beijão,
    Amanda.

    ResponderExcluir
  8. Cris!
    Cada dia me impressiono mais contigo...depois de um dia inteiro de batalha ainda consegue fazer esses relatos completos! Nossos pensamentos e corações estão aí contigo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Cris, e todos que estão empenhados em encontrar o Gabriel muita força e fé!

    Cris, quando voce voltar com o Gabriel quero dar um grande abraço em voces dois.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. O orgulho de você não tá nem cabendo no meu coração, Crizoca. O Gabriel é um sortudo de ter essa namorada que vai tirá-lo desses apuros! Eu fiquei lembrando do Gabriel na festa dele de despedida me contando como se apaixonou por você, e como essas coisas são imprevisíveis, e o quão especial você era. E eu lembro de concordar completamente com ele: realmente é uma garota mais que especial. Taí a prova. Vocês dois merecem toda a felicidade do mundo, e vão tê-la. Muita força minha amiga. E estou aqui aguardando o relatório 3, que se vai vir com aquela boa notícia!!!

    Beijo grande,

    Laura Carvalho

    ResponderExcluir
  11. Querida Cris,
    Sendo a grande amiga de minha filha Fabiana, conheço muito bem sua garra, determinação e, sobretudo, companheirismo. Com certeza, esse seu belo caráter dará muita esperança a todos para se encontrar o Gabriel.Desde o início, oro para este dia chegar. Vc sempre estará em meu coração.Deus a abençoe e proteja Gabriel. Bjs Elza Tito

    ResponderExcluir
  12. A torcida é grande para que ele seja encontrado e termine tudo bem.

    ResponderExcluir
  13. CRIS,
    Trabalho aqui no BRASIL viajando para os mais remotos locais o tempo todo. Por mutas vezes ecnontramos dificuldades, que nos fazem sair do planejamentoos, sem nos dar conta do tempo a nossa volta. Certamente ele está por aí, inteiro e nesta "temporalidade" diferente. Logo todos estarão aliviados, e certamente ouvindo boas histórias. FORÇA. TUDO DARÁ CERTO NO FINAL.

    ResponderExcluir