quinta-feira, 30 de julho de 2009

Direto do Maláui (30/07/09)

Relatório 1 – Buscando Gabriel Buchmann (30/07/09)
Por Cristina Reis

"Este relatório pretende descrever o que tenho feito, acompanhado ou sido informada sobre as buscas do meu namorado desde que decidi vir pessoalmente a Mulanje.

Encontrei Facundo Garcia, o líder da expedição de resgate especializada no vôo São Paulo – Johannesburg. A equipe dele me pareceu excelente. O Facundo tem um largo currículo de resgate, especializações e uma boa preparação física, além de muita disposição, garra e vontade de salvar vidas. Os outros 6 canadenses, 3 mulheres e 3 homens, também são excelentes. Cada um do time tem uma habilidade diferente importante pra busca o que torna a equipe bastante completa.

No vôo, detalhei para o Facundo como é o perfil do Gabriel, que ele parece ter compreendido muito bem. Quando chegamos em Blantyre, às 13 horas do dia 29, fomos recebidos pela Maggie e pelo vice-consul José Cruz. A embaixada tbm esteve presente no aeroporto de Johannesburg, para garantir que todos embarcassem e não houvesse problema com visto.

Em Blantyre, eu e Facundo precisamos ir para o escritório de imigração receber nossos vistos. Em seguida, fomos para Mulanje (1 hora e meia de viagem). No escritório da ONG MMCT, que é muito organizado, bem estruturado e ao lado da montanha, houve uma grande reunião.

Estavam presentes: toda a equipe do rescue team, Joaquim, eu, Maggie (atual responsavel pela ONG do parque) e o David (chefe de buscas local). Inicialmente, David explicou todo o trabalho realizado até aqui, sendo sua explicação complementada por Maggie e Joaquim. Transcrevo a seguir as principais informações.

Gabriel chegou ao Mount Mulanje quinta-feira, com o guia pela entrada Likhubula, à esquerda no mapa da montanha. Era por volta de 11:30 da manhã. Ali deixou a mochila pequena porque, segundo concluí depois que a vi, ela estava toda arrebentada (desde muito tempo, pois quando eu o encontrei na Tanzania ela já estava detonada) e continha apenas coisas sem valor, como souvenirs comprados ao longo da viagem e uma série de cacarecos que Gabriel gosta de colecionar. Ele subiu com a mala grande, contendo roupas e os itens de mais valor. Lá pelas 17:40 ele fez o check-in no Chisepo Hut, onde passou a noite. Antes disso, dispensou o guia, pois acho que ele queria fazer a caminhada bem mais rápido do que o guia, já que pretendia ir pra Moçambique assim que terminasse o passeio no Mulanje, no dia seguinte, sexta-feira 17 de julho. Ao dispensar, escreveu de próprio punho uma carta que autorizava o guia a retirar a mala menor (sem valor) da entrada do parque, pois Gabriel sabia que ela fecharia e por isso preferiu pegar a mala com o guia no dia seguinte.

Assim que raiou o dia, às 7 da manhã, Gabriel partiu pra subir o Sapitwa. Deixou a mala grande com um watchman no meio do caminho. Depois relatarei separadamente o que estava na mala. Tudo indica que ele queria subir muito depressa, levando consigo apenas a máquina fotográfica que tinha um cinto no qual estava tbm o facão.

Daí em diante vcs já sabem....às 11:00 o tempo mudou e Gabriel não foi mais visto.

As hipoteses mais prováveis são:

- Gabriel decidiu descer de qualquer forma – seja para pegar suas coisas, seja para ir embora pra Moçambique, seja porque conhecia o caminho.

- Do alto da montanha, seria mais óbvio descer pelo lado direito, onde está a cidade e por onde ele viera – isso corresponde à toda curva na qual se encontra o Lichenya valley.

- nesta descida, ele necessariamente se machucou, senão já estaria aqui embaixo há muito tempo, mesmo se tivesse se perdido.

Por isso, a busca deles se concentrará nesse ponto todo. Primeiramente, farão uma boa varredura nas regiões de cima, olhando todas as grutas e fendas onde ele eventualmente se perdeu. Usarão equipamento de alta tecnologia para produzir som, de forma que Gabriel os identifique e tente ir para um local onde fique mais visível.

A avaliação dos canadenses foi de que a busca por helicóptero foi ruim, conforme o David também ponderou. Por isso precisa de um novo helicóptero, no qual uma spotter especializada procurará o Gabriel e, principalmente, fará um exame geral da região.

Na avaliaçao dos canadenses, o trabalho de busca terrestre também foi muito bom até agora, dadas as condições técnicas do local e os equipamentos de que dispõem. Mas penso que a vinda desse time de fora foi fundamental.

Assim, nesta manha, os canadenses partiram para o topo com mais 10 pessoas, sendo que um membro da equipe está aqui no escritório centralizando as operações. O tempo está perfeito – limpo, sem nuvens, cerca de 26 graus....e parece que se manterá assim nos próximo dias.

Havia já dois grupos do David (responsável pelas operações de buscas) na montanha, um com 10 pessoas na parte mais acima do Lichenya e outro de 15, na parte mais abaixo. Joaquim e eu pedimos para que este grupo fosse redirecionado para a região um pouco mais abaixo, seguindo o rio, onde há uma floresta.

Todos dormimos muito bem num hotel ótimo que se localiza a 20 minutos a pé do escritório da ONG. O pagamento do hotel é realizado na saída. Hoje paguei apenas 2 quartos de 5 canadenses que não voltarão, pois dormirão na montanha.

Agora estou no escritório com Joaquim e Jamie (canadense) no escritório, vou em busca de um sim card pro celular. Mas antes mandarei a planilha de gastos e o relato das malas pra vocês.

Vale a pena acrescentar a integração da equipe canadense com o David, Maggie e sua equipe local foi tranqüila e rápida, mas de forma que os canadenses assumiram a liderança. Quanto à questão de chamar mais gente de fora para as buscas, recebi orientação do Facundo de esperar até o fim do dia, daí lhes comunico. Eles sabem que se necessitarem de qualquer recurso, nós providenciaremos.

Quero acrescentar que o lugar é lindo! Parece o interior do Brasil, me lembrou a cidade da minha tia no interior de São Paulo – Arthur Nogueira – alguns anos atrás. As pessoas são uns amores, todo mundo muito doce e simpático. E a montanha não me parece um monstro como eu imaginava....ela é bonita, parece o morro do pai Inácio, mas com mais verde. Mas um certo misticismo a cerca, nuvem que entenderei melhor quando caminhar por lá.

Estou muito esperançosa. Confio nesses caras para encontrar Gabriel. O clima aqui está de empolgação, estou com a mesma fé e adrenalina que tinha aí no Rio. Meu amor daqui a pouco vai estar conosco.

Lhes mando boa sorte e vibrações positivas. É preciso confiar.

Com carinho,

Titi"

30 comentários:

  1. Show, Cris. To com esperança, esses caras vão tirar o Gabriel do buraco no qual ele se meteu.

    Tamo chegando mais perto!

    ResponderExcluir
  2. Ótimas notícias pelo visto!! Cris, que bom que tudo está saindo bem, conforme planejamos... Estou aqui rezando e mandando great vibes pra vc e toda a equipe! Se Deus quiser vamos achar o Gabriel e trazê-lo de volta com vida!!

    Beijo GRANDE e boa sorte pra todos nós!!
    Melina (Mel)

    ResponderExcluir
  3. Eu estudei com o Gabiruba a disciplina Economia do Bem Estar Social, na GV; quando ele me apresentou toda a galera gente boa do seu ciclo de amigos. Fomos para o carnaval de Recife/Olinda em 2007, só com o colchão inflável e uma mochila de roupas. Gabiruba sempre fez de tudo para ajudar os outros, de uma forma ou de outra. Estou angustiado desde que recebi notícia na semana passada e rezo todos os dias para que nosso amigo retorne logo para o Brasil!
    Cris, transmita nossos votos de fé e esperança à equipe de busca! Estamos com vocês, em nossos corações.
    Abraços,
    Rodrigo Barreto

    ResponderExcluir
  4. Olá, também conheci o Gabriel... através da Gabi, e apesar da pouca convivência, gosto muito dele! Sempre alto astral e elevando quem está por perto!

    Contatei uma amiga em Maputo, Moçambique, sobre a possibilidade de conseguir um helicóptero! Ela conhece um piloto e ficou de entrar em contato...vai me dar resposta hj de noite.

    Estou rezando muito e sinto que ele será encontrado!
    Assim que tiver resposta dela entro em contato com a Gabi...
    Essa equipe vai encontrá-lo! Ah vai!
    Estamos juntos nessa!
    Bjs
    Rajany
    (rajanyfreixo@gmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Cris, aqui é Maria, namorada do Chico. Estamos na torcida, divulgando o máximo possível. O Chico também está numa viagem meio doida, de moto, só que pelo Brasil. Admiro muito o modo como você está lidando com a situação, dar esses detalhes pelo blog, eficiência total. Se tiver alguma coisa mais específica que você precise, me manda um email. Espero encontrá-la em breve com o Gabiruba, muitos beijos, Maria.

    ResponderExcluir
  6. Cris, aqui é a Gabi (médica). To torcendo muito para logo logo dar tudo certo ! Não esquece dos remédios e o protetor solar !

    Essa equipe pelo visto é A EQUIPE, vai dar certo !

    beijo grande !

    ResponderExcluir
  7. Cris querida,

    Que bom ter notícias suas, também acho fantástico a forma como você tá encarando todo esse desafio. Estou aqui torcendo para você voltar logo com o Gabriel, e mandando muitas energias positivas para vocês e para que a equipe o encontre logo! Se tiver alguma coisa que pudermos fazer por aqui, vc avisa viu!?

    Bjs,
    Gabi

    ResponderExcluir
  8. Oi Cristina, tudo de bom pra vocês aí, confiem, confiem, confiem, confiem!... Felizes novidades!!!

    Maurício Freire
    Salvador - Bahia

    ResponderExcluir
  9. Lendo este post me ocorreu: CASO o Gabriel tenha ido ao topo da montanha e se estava com pressa como se supõe, e ainda se "Do alto da montanha, seria mais obvio descer pelo lado direito, onde está a cidade e por onde ele viera – isso corresponde à toda curva ...",
    será que o Gabriel tentou cortar caminho?
    Então, mesmo que venham parecer óbvias, deixo aqui duas perguntas que podem contribuir com vcs aí nas buscas.

    - Se Gabriel tentou cortar caminho, por onde ele pode ter ido?

    - caso ele tenha chegado ao alto da montanha será ele pode ter escorregado de algum lugar para o outro lado? Ou seja, para o lado oposto ao da cidade por exemplo?

    Fiquem bem e sucesso nas buscas!

    ResponderExcluir
  10. Sorte a todos. Sei que é pouco, mas estou linkando o blog no twitter e no meu blog.

    ResponderExcluir
  11. CARO IG,

    ESTOU REPASSANDO SEU RECADO P/ EQUIPE.

    MUITO OBRIGADO.

    UM GRANDE ABRAÇO EM NOME DA FAMÍLIA E DOS AMIGOS.

    ResponderExcluir
  12. Cristina, voce é uma pessoa inigualável, muita força e luz para voce. Berenice (mãe da Alexandra)

    ResponderExcluir
  13. Cris, acabei de ler o relatório 1 emocionado, continuamos emanando boas energias daqui, confio em vocês nesta missão.

    Traz logo esse kandango de volta!

    Quando encontrá-lo, além do abraço que te pedi para transmitir, avise que o Mengão ganhou pela 1ª vez o Santos na Vila Belmiro, ele vai gostar de saber.

    Beijo grande

    Henrique

    ResponderExcluir
  14. Ao ler o depoimento da Cris, cheguei a pensar em uma outra hipotese. Sera que o tempo estava tao ruim que o gabriel nao chegou ao topo da montanha?
    Sera que ele nao voltou do meio do caminho? Se este for o caso, o lugar onde estao se concentrado as buscas ainda eh otimo?

    Todos os dias penso muito nele e tento mandar boas vibracoes. Ontem estava proof reading um artigo em economia da familia e me lembrei muito de ajuda-lo a traduzir a sua dissertacao, que era em um topico relacionado....
    Abracos,
    Juliana Salomao

    ResponderExcluir
  15. Cris,

    Fiquei feliz por ter notícias suas e por elas serem realmente animadoras. Continuamos na torcida de que tudo vai dar muito certo.

    Beijo,
    Lara Mesquita.

    ResponderExcluir
  16. Ao Gabriel e Familia, uma oração:

    Nada te perturbe
    Nada te espante
    Tudo passa
    Só Deus não muda

    A paciência
    Tudo alcança
    A quem tem Deus
    Nada falta

    Só Deus basta

    Santa Teresa D´Avila

    ResponderExcluir
  17. Olá sou Paula Patricia amiga da Amanda, Nina e Gabriel.

    Estou confiante e acredito que tudo acabará bem!!!!!! Continuo orando para que Deus esteja com ele.

    Um abraço a todos e fé!!!

    ResponderExcluir
  18. Cris,

    é muito bom saber que as notícias são realmente animadoras.

    Todos os meus amigos estão sensibilizados com a história e de alguma forma estão ajudando.

    O Gabriel será encontrado logo!!!
    Beijos
    Licia Mesquita

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Conheci o Gabriel e sua história pela imprensa. Recebi de duas amigas, uma francesa e outra prof. de francês, a indicação deste blog.
    Assim, deixo aqui minha solidariedade. Como diz o Henrique aí em cima, o Gabriel precisa chegar logo aqui pra comemorar a vitória do Mengão sobre o Santos!
    Que Deus esteja com vocês.

    ResponderExcluir
  21. Cris,

    Que bom que você está animada, esta energia conta muito. Tô daqui torcendo e rezando para vocês.

    Beijo,
    Vivi.

    ResponderExcluir
  22. Oi Cris,

    Fiquei muito animado com seu relatório e ainda mais você estando aí para agilizar as coisas. Seus amigos estão aqui torcendo e mandando pensamentos positivos.

    Beijos,
    Xandão

    ResponderExcluir
  23. Cris,
    Muito obrigada pela prestreza e disposição em nos prestar informações detalhadas. Elas são tão importantes quanto teu entusiasmo e determinação.
    Toda força do mundo pra você e toda a equipe de buscas.
    Abraços,
    Regina

    ResponderExcluir
  24. Titi,

    Tô aqui na torcida e com fé.

    Beijinhos,

    Laura

    ResponderExcluir
  25. Cristina, eu estive 8 vedzes no Cointinente Africano.Visitei 47 paises e estive diante desse mOnte. O misticismo corre solto, pelos nativos. Que a essa altura devemn estar criando mais uma anedota sobre o caso.Tens fé que as coisas vaos e resolver.bjs e dias felzies

    ResponderExcluir
  26. Critina e Fátima, vocês não me conhecem, mas quem torçe por um mundo melhor reconhece as pessoas indispensáveis... certemente Gabriel é uma delas! Torço sempre e muito para tudo dar certo. Fiz uma doação e vou incentivar outras pessoas a fazê-lo. Mantenham-se fortes! Ana Paula Bemfeito (apbemfeito@globo.com/apbemfeito@gmail.com)

    ResponderExcluir
  27. Continuemos na torcida por Gabriel Buchmann. Aqui, as últimas notícias, diretamente do Maláui, enviadas pela namorada dele, Cristina Reis, que foi prá lá acompanhar as buscas. Realmente, tudo o que pode ser feito está sendo, não se pode desanimar, pelo menos por enquanto.
    http://crisvnf.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Titi!!! Estou torcendo para que no final tudo dê certo... Pensamento positivo sempre em qualquer parte do mundo!!! Beijão, Smi

    ResponderExcluir
  29. Eu e os meus filhos de três e oito anos estavamos orando pelo Gabriel, pediamos a Deus que ele fosse encontrado logo e com vida. Mas, sabe as vezes não entendemos a vontade soberana de Deus só nos resta aceitar. Que a família seja consolada pelo Pai Eterno e grata por ter tido a oportunidade de ter convivido durante esses anos com um filho tão amado e bondoso.

    janeth / imperatriz-MA

    ResponderExcluir
  30. Amiga Fátima, tinha tantas esperanças para que as coisas ocorressem de forma diferente. Mas "Deus é dono de nossas vidas, seja feita a sua vontade.
    Eu não conheço a Cris, mas que bom que ela surgiu, uma pessoa tão determinada.
    Depois de tanta luta eu desejo que a "PAZ" possa reinas nos corações de todos.

    Um beijo, Sandra Felga

    ResponderExcluir