quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Um grande brasileiro fala de Gabriel

10/08/09

Roberto Saturnino Braga é Colunista de Plurale (*)

A morte desse rapaz Gabriel Buchmann me estremeceu.
Motivos muito antigos e muito interiores me causaram esse estremecimento. Lembranças encasuladas, foi um projeto meu, nunca realizado, e de tantos jovens inconformados, este de percorrer o mundo da pobreza, o mundo injustiçado, o mundo oculto e desprezado, conhecê-lo por dentro, demoradamente, e fazer depois desse conhecimento um relato candente, escrito e fotografado (não havia outras tecnologias de registro na minha mocidade), e uma bandeira política, fremente, tão vibrante que pudesse abalar o mundo. Foi um projeto frustrado da minha juventude, um sonho que começava na África, como o de Gabriel, como o de tantos milhares ou milhões de jovens pelo mundo afora. A África tem um grande apelo para os brasileiros; nós somos tão africanos quanto ibéricos.
Todavia, Gabriel foi, ousou e realizou o que outros fantasiaram tanto mas de longe. Arrostou a hesitação e a insegurança com a libido generosa da juventude. Foi. Mensagens de júbilo chegavam aos seus amigos no Brasil. Estava no Maláui, uma região da qual os amigos não tinham nenhuma referência, de tão pobre e esvaída no mapa. E ia tudo bem, conforme o projetado. Mas a mocidade, ademais de generosa, é estofada com o espírito da aventura. E Gabriel não resistiu à tentação de subir a montanha misteriosa, chegar lá no topo do monte Mulanje, dominador da região, sorver o ar fino, o arcano, e desfrutar o descortino daquela luz aberta.
Oh, meu Deus, que admiração sinto por este rapaz! Que pena, que sentimento de luto me toma a alma ao saber da sua morte! É a perda de um jovem brasileiro, extraordinário jovem brasileiro que eu acho que ia mudar o mundo com o seu arrojo, com o seu brilho, o seu saber, com o seu esforço.
Que grandeza perdida, que frustração profunda! Que pena. Estou de luto, não conseguirei escrever o Correio da próxima semana.
Meu abraço comovido à mãe de Gabriel e aos seus amigos.

(*) Roberto Saturnino Braga é Colunista de Plurale, colaborando com um artigo por mês. Ex-senador, é autor de vários livros.

2 comentários:

  1. Estou fazendo a minha viagem... mas sempre que eu posso entro aqui para poder acompanhar o blog.
    O texto do Roberto Braga e' lindo!
    Queria aproveitar e perguntar se a familia, amigos ou alguem se interessou em montar uma ONG, Fundacao ou coisa do tipo para dar continuidade ao trabalho do Gabriel. E' que isso de certa forma me interessa...
    Obrigada!
    Beijos a todos!
    (desculpem a falta de acentos, mas computador em paises estranhos e' assim....)

    ResponderExcluir
  2. Saturnino Braga , um dos raros políticos brasileiros de respeito, prestou aqui justa homenagem a este jovem bom e brilhante chamado tão cedo para perto de Deus!!!Que pena ter ido tão cedo, gabriel!!!

    ResponderExcluir